Protesto de caminhoneiros causa desabastecimento em São Paulo

Agência Brasil São Paulo

A Associação Paulista de Supermercados (Apas) informa que as paralisações já causam desabastecimento nos supermercados, em especial nos itens de frutas, legumes e verduras, que são perecíveis e de abastecimento diário. A entidade ressalta que também carnes e produtos industrializados, que levam proteínas no processo de fabricação, também estão com as entregas comprometidas pelos atrasos no reabastecimento. Em nota, a diretoria da Apas faz um apelo para que as negociações entre governo federal e caminhoneiros tenham resoluções imediatas para que a “população não sofra com a falta de produtos de necessidade básica”.

O Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de São Paulo (SPUrbanuss) encaminhou hoje (23) uma correspondências à Prefeitura de São Paulo, Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes, Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, Secretaria Municipal de Segurança Urbana e SPTrans manifestando preocupação com a possibilidade de o transporte por ônibus na cidade de São Paulo ser afetado, a partir de amanhã (24) pela paralisação dos caminhoneiros. O sindicato patronal afirma que das 14 empresas concessionária, oito estão com reservas de diesel suficientes para uma operação parcial nesta quinta-feira (24). As outras seis empresas informaram que o óleo diesel em estoque é suficiente para manter a operação até esta sexta-feira, dia 25.

Além das empresas concessionárias, operam na cidade outras 12 empresas permissionárias. O sistema conta com quase 14 mil ônibus, que rodam cerca de 4 milhões de quilômetros por dia, transportando aproximadamente 6 milhões de passageiros, em 10 milhões de viagens diárias. Mensalmente, são necessários cerca de 40 milhões de litros de óleo diesel para abastecer os ônibus municipais.

A Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), maior central de abastecimento de frutas, legumes, verduras, flores, pescados e diversos do país, também demonstrou preocupação com os reflexos da paralisação dos caminhoneiros, afirmando que já existe reflexos na comercialização de produtos.

Em nota, a Ceagesp, informa que hoje (23) começaram os reflexos na entrega de produtos de outros estados, como manga e mamão, provenientes da Bahia e do Espírito Santo, o melão do Rio Grande do Norte, a melancia de Goiás e a batata do Paraná. O empresa ressalta que produtos provenientes do interior paulista (verduras e legumes) ainda não sofreram atrasos, advertindo que os que permitem estocagem (maçã, pera, abóboras, coco verde, alho, cebola) podem ter desabastecimento no médio e longo prazo.

A paralisação já provoca alta nos preços, como batata. “Da mesma forma que a oferta apresenta problemas, a demanda também está prejudicada. Compradores que carregam para outros estados, não estão realizando negócios”, ressalta o entreposto.

 

Em comemoração aos 100 anos do município e da chegada de Padre Albino a Catanduva, a Prefeitura e a Fundação Padre Albino iniciam neste sábado (26), em parceria, na Praça Esportiva e Cultural “Irmãos Jô e Bi”, localizada entre as Avenidas Monsenhor Albino, Cônego Oscar Serra do Amaral e Ruas Torres e São Sebastião, no Bairro Bom Pastor, a atividade “100 anos – Ação nos bairros: Fundação Padre Albino e Prefeitura de Catanduva comemorando os 100 anos com a população”. Das 9h00 às 12h00, os Departamentos mantidos pela Fundação e Secretarias do município darão orientações e atenderão a população, além de proporcionarem atividades esportivas e de lazer.

Pela Fundação Padre Albino, o Ambulatório Médico de Especialidades Catanduva – AME vai conscientizar sobre a ausência às consultas e exames naquela unidade; o curso de Administração, através da FAECA Junior, oferecerá consultoria empresarial nas áreas financeira e marketing, informações sobre o MEI, orçamento doméstico e dicas para elaboração de currículo; o curso de Biomedicina dará informações sobre HPV, hepatites, linfoma, diarreia infantil, fará triagem de indicações de doenças hematológicas, tipagem sanguínea, teste de glicemia, aferição de pressão e promoverá exposição de produtos fitoterápicos produzidos no curso e explicações sobre o uso; o curso de Direito divulgará a sua cartilha “Mensalinho contra a corrupção”; os cursos de Educação Física – Bacharelado e Licenciatura farão avaliação física (percentual de gordura; índice de massa corporal (IMC); relação cintura-quadril (RCQ); flexibilidade e análise postural); o curso de Enfermagem dará orientação e fará demonstração sobre higiene das mãos e prevenção de doenças; o curso de Medicina, através das Ligas de Endocrinologia e Diabetes e de Medicina da Família e Comunidade, dará orientações sobre hipertensão e diabetes e o curso de Pedagogia fará brincadeiras e atividades pedagógicas com crianças.

O Hospital Emílio Carlos terá na praça uma estação de simulação das condições de um idoso, em parceria com o Comitê do Idoso, com colchões para as pessoas caminharem de muletas sobre eles, simulando a sensação que um idoso tem em caminhar com dificuldade, e óculos com lentes grossas, que dificultam a visão, para simular as imagens vistas pelos olhos de um idoso. O Hospital Padre Albino fará atividade para prevenção de feridas em pessoas acamadas, através de profissionais, que orientarão os interessados em como cuidar dos pacientes que estão nessa situação. O Padre Albino Saúde (PAS) levará um oftalmologista para orientar sobre acuidade visual, educadores físicos para atividade de slackline para crianças e ginástica funcional, nutricionista para orientação nutricional e realizará atividade com bexigas.

As atividades da Prefeitura serão realizadas pela Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo (Smelt), com pintura de rosto e escultura em balões; Secretaria de Saúde, com ação educativa de combate à dengue e testes rápidos de DST/AIDS; Secretaria de Assistência Social, com campanhas sociais com distribuição de folhetos e abordagem; Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, com orientação sobre queimadas, coleta de volumosos, descarte irregular e plantio de mudas, com doação, e Secretaria de Cultura, com o Centenário móvel, Biblioteca itinerante e artesanato em E.V.A.

Essa ação, sempre em parceria entre Fundação e Prefeitura, também será realizada nos meses de junho, agosto, setembro e outubro em locais públicos de diferentes bairros de Catanduva, que estão sendo definidos.

Fonte: Assessoria/FPA

Publicações relacionadas